Lista de aulas
Módulo I – LEGISLAÇÃO TRABALHISTA
Apresentar as Leis, suas Hierarquias e a respectiva importância na relação Trabalhista
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Módulo II – SINDICATO
Os sindicatos exercem importante papel de representação em diversos âmbitos da sociedade, para que se possa garantir os direitos de seus associados. Sendo assim, os sindicatos defendem os interesses profissionais, sociais e políticos de seus associados, em uma base territorial.
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EMPREGADORES
De acordo com o artigo 2º da CLT, “Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que assumindo riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige pessoal de serviços”.
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Módulo V – RELAÇÃO DE TRABALHO X RELAÇÃO DE EMPREGO
A relação de trabalho se trata de um vínculo jurídico pelo qual uma pessoa natural executa uma obra ou um serviço para alguém e recebe um pagamento por isso. Já a relação de emprego, também é definida dessa forma, no entanto, são necessários alguns requisitos que a relação de trabalho não possui.
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Módulo VI – TIPOS DE TRABALHADORES
Trabalhador é um termo amplo que inclui todo aquele que vive do seu trabalho - isto inclui o escravo, o servo, o artesão, o proletário. Na atualidade, o trabalhador é considerado legalmente como todo aquele realiza tarefas baseadas em contratos, com salário acordado e direitos previstos em lei.
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Módulo XV – HOLERITE x FOLHA DE PAGAMENTO
A elaboração do cálculo da folha é uma obrigação legal das corporações que contratam por meio da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.
0/8
Módulo XXII – SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
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Módulo XXX – QUARENTENA EMPRESARIAL
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Módulo XXXI – COMUNICADO DE DISPENSA p/ Seguro Desemprego
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Lesson: PERSONAGENS DO DP
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OS GUERREIROS DO DP :

” O  ESPECIALIZADO

Ainda há empresas que mantêm na área de DP profissionais generalistas, aqueles que dominam um pouco de tudo. Tanto que, não raro, testemunhamos profissionais que lidam com Administrativo/Financeiro cuidando das atividades de Pessoal. Até mesmo sócios, quando a empresa possui porte pequeno, podem ser os responsáveis por essas funções em alguns casos.

Contudo, esse cenário precisa mudar para que o setor seja menos operacional e mais estratégico (logo, mais valorizado).

Para isso, é interessante que o analista ( ou assistente) de departamento pessoal possua uma especialização, seja um curso específico em departamento pessoal, uma pós-graduação ou MBA na área de Recursos Humanos e/ou Gestão de Pessoas. Esse tipo de educação formal dará ao profissional mais consistência, segurança e autoridade para desempenhar suas tarefas de Departamento Pessoal no dia-a-dia.

    ” O  ORGANIZADO “

A quantidade de informações e números que um Departamento Pessoal lida diariamente é muito vasto e inclui centenas de dados essenciais para a empresa. Além disso, ainda há a necessidade de o profissional se ajustar à realidade de cada empresa, que pode variar de acordo com políticas, regras e cultura.

Dessa forma, ser organizado é o primeiro passo para ser eficaz. Isso quer dizer alinhar processos e classificar demandas como diárias, semanais, mensais e semestrais. É importante ressaltar que nessas horas, um sistema pode ser a chave para alcançar um resultado melhor, mas isso não exclui a necessidade de se organizar.

” O ATUALIZADO “

Os profissionais de DP estão acostumados com leis e regras para desenvolver suas atividades. Porém, o mundo está em constante mudança… e o governo brasileiro também!

Para acompanhar as atualizações de impostos e legislações, é fundamental estar em contato com ferramentas de atualização – cursos, palestras, fóruns.

Ele é capaz de transmitir a confiança que a empresa precisa na hora de tomar decisões ou estabelecer processos.

 

OS PRINCIPAIS MONSTROS DO DP :

   “SEMPRE FOI ASSIM “

A maioria dos diretores e gerentes não querem ter mais trabalho nem correr o risco de assumir a responsabilidade por uma mudança, mesmo que esta seja para facilitar sua própria vida, eliminar entraves, motivar as pessoas do departamento, aumentar a produtividade da empresa, ampliar sua visibilidade e contribuir para que ele cresça na organização.

Se você identifica alguma forma complicada de executar determinada tarefa, pergunta ao gerente do setor: “Por que isso é feito assim?” Ele responde, sem pensar: “Não sei, isso sempre foi feito assim.” Esse gerente está com o freio de mão puxado e também está puxando o freio de mão da empresa.

 

   ” DR. SABE TUDO “

O conhecimento pode nos levar muito longe na vida, mas a forma como lidamos com ele é o que mostra quem realmente somos. Algumas pessoas são humildes com sua sabedoria, e ao invés de causar constrangimento naqueles que são menos instruídos, agem com altruísmo, contribuindo para que possam expandir seus conhecimentos. No entanto, na outra mão existem as pessoas com a síndrome de “sabe-tudo”, que são extremamente arrogantes, e se consideram superiores às pessoas ao seu redor, tratando-os como inferiores.

Podemos resumir essa explicação da seguinte forma: para estarmos cientes da nossa própria ignorância sobre um tema, temos que ter um mínimo de conhecimento sobre ele. Só assim é possível identificar nossas dúvidas e as lacunas em nossa compreensão.

Quando não sabemos praticamente nada sobre algo, por outro lado, fica fácil cair na ilusão de que conhecemos muito sobre aquilo porque não nos deparamos com a complexidade real do assunto; só com versões simplificadas dele .

 

” A DESINFORMAÇÃO “

A Desinformação é a utilização das técnicas de comunicação e informação para induzir a erro ou dar uma falsa imagem da realidade, mediante a supressão ou ocultação de informações, minimização da sua importância ou modificação do seu sentido.

A Desinformação anda de mãos dadas com as Fake News mas com o agravante que essa informação é disseminada com a intenção de manipular, confundir e influenciar decisões e pessoas.

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Módulo I – LEGISLAÇÃO TRABALHISTA
Apresentar as Leis, suas Hierarquias e a respectiva importância na relação Trabalhista
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Módulo II – SINDICATO
Os sindicatos exercem importante papel de representação em diversos âmbitos da sociedade, para que se possa garantir os direitos de seus associados. Sendo assim, os sindicatos defendem os interesses profissionais, sociais e políticos de seus associados, em uma base territorial.
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EMPREGADORES
De acordo com o artigo 2º da CLT, “Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que assumindo riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige pessoal de serviços”.
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Módulo V – RELAÇÃO DE TRABALHO X RELAÇÃO DE EMPREGO
A relação de trabalho se trata de um vínculo jurídico pelo qual uma pessoa natural executa uma obra ou um serviço para alguém e recebe um pagamento por isso. Já a relação de emprego, também é definida dessa forma, no entanto, são necessários alguns requisitos que a relação de trabalho não possui.
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Módulo VI – TIPOS DE TRABALHADORES
Trabalhador é um termo amplo que inclui todo aquele que vive do seu trabalho - isto inclui o escravo, o servo, o artesão, o proletário. Na atualidade, o trabalhador é considerado legalmente como todo aquele realiza tarefas baseadas em contratos, com salário acordado e direitos previstos em lei.
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Módulo XV – HOLERITE x FOLHA DE PAGAMENTO
A elaboração do cálculo da folha é uma obrigação legal das corporações que contratam por meio da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.
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Módulo XXII – SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
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Módulo XXX – QUARENTENA EMPRESARIAL
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Módulo XXXI – COMUNICADO DE DISPENSA p/ Seguro Desemprego
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