Course Content
RELAÇÃO DE TRABALHO X RELAÇÃO DE EMPREGO
0/2
SUSPENSÃO E INTERRUPÇÃO DO CONTRATO DE TRABALHO
0/2
QUARENTENA EMPRESARIAL
0/1
COMUNICADO DE DISPENSA p/ Seguro Desemprego
0/1
BONUS EXTRAS
0/2
Trilha I – Departamento Pessoal
About Lesson

” O  ESPECIALIZADO

Ainda há empresas que mantêm na área de DP profissionais generalistas, aqueles que dominam um pouco de tudo. Tanto que, não raro, testemunhamos profissionais que lidam com Administrativo/Financeiro cuidando das atividades de Pessoal. Até mesmo sócios, quando a empresa possui porte pequeno, podem ser os responsáveis por essas funções em alguns casos.

Contudo, esse cenário precisa mudar para que o setor seja menos operacional e mais estratégico (logo, mais valorizado).

Para isso, é interessante que o analista ( ou assistente) de departamento pessoal possua uma especialização, seja um curso específico em departamento pessoal, uma pós-graduação ou MBA na área de Recursos Humanos e/ou Gestão de Pessoas. Esse tipo de educação formal dará ao profissional mais consistência, segurança e autoridade para desempenhar suas tarefas de Departamento Pessoal no dia-a-dia.

    ” O  ORGANIZADO “

A quantidade de informações e números que um Departamento Pessoal lida diariamente é muito vasto e inclui centenas de dados essenciais para a empresa. Além disso, ainda há a necessidade de o profissional se ajustar à realidade de cada empresa, que pode variar de acordo com políticas, regras e cultura.

Dessa forma, ser organizado é o primeiro passo para ser eficaz. Isso quer dizer alinhar processos e classificar demandas como diárias, semanais, mensais e semestrais. É importante ressaltar que nessas horas, um sistema pode ser a chave para alcançar um resultado melhor, mas isso não exclui a necessidade de se organizar.

” O ATUALIZADO “

Os profissionais de DP estão acostumados com leis e regras para desenvolver suas atividades. Porém, o mundo está em constante mudança… e o governo brasileiro também!

Para acompanhar as atualizações de impostos e legislações, é fundamental estar em contato com ferramentas de atualização – cursos, palestras, fóruns.

Ele é capaz de transmitir a confiança que a empresa precisa na hora de tomar decisões ou estabelecer processos.

OS PRINCIPAIS MONSTROS DO DP :

   “SEMPRE FOI ASSIM “

A maioria dos diretores e gerentes não querem ter mais trabalho nem correr o risco de assumir a responsabilidade por uma mudança, mesmo que esta seja para facilitar sua própria vida, eliminar entraves, motivar as pessoas do departamento, aumentar a produtividade da empresa, ampliar sua visibilidade e contribuir para que ele cresça na organização.

Se você identifica alguma forma complicada de executar determinada tarefa, pergunta ao gerente do setor: “Por que isso é feito assim?” Ele responde, sem pensar: “Não sei, isso sempre foi feito assim.” Esse gerente está com o freio de mão puxado e também está puxando o freio de mão da empresa.

   ” DR. SABE TUDO “

O conhecimento pode nos levar muito longe na vida, mas a forma como lidamos com ele é o que mostra quem realmente somos. Algumas pessoas são humildes com sua sabedoria, e ao invés de causar constrangimento naqueles que são menos instruídos, agem com altruísmo, contribuindo para que possam expandir seus conhecimentos. No entanto, na outra mão existem as pessoas com a síndrome de “sabe-tudo”, que são extremamente arrogantes, e se consideram superiores às pessoas ao seu redor, tratando-os como inferiores.

Podemos resumir essa explicação da seguinte forma: para estarmos cientes da nossa própria ignorância sobre um tema, temos que ter um mínimo de conhecimento sobre ele. Só assim é possível identificar nossas dúvidas e as lacunas em nossa compreensão.

Quando não sabemos praticamente nada sobre algo, por outro lado, fica fácil cair na ilusão de que conhecemos muito sobre aquilo porque não nos deparamos com a complexidade real do assunto; só com versões simplificadas dele .

” A DESINFORMAÇÃO “

A Desinformação é a utilização das técnicas de comunicação e informação para induzir a erro ou dar uma falsa imagem da realidade, mediante a supressão ou ocultação de informações, minimização da sua importância ou modificação do seu sentido.

A Desinformação anda de mãos dadas com as Fake News mas com o agravante que essa informação é disseminada com a intenção de manipular, confundir e influenciar decisões e pessoas.

Join the conversation